terça-feira, 6 de abril de 2010

Aguaiada!!!

Oi, gente!

Vou começar minhas postagens falando da chuva que alagou o Rio de Janeiro. Em São Paulo até virou rotina. Daqui a pouco o Governo tá lançando o programa "Balsa Escola". Um horror.

Aí hoje de manhã liguei a televisão cedinho e estava passando o "Bom Dia Brasil". Assustei com as imagens. Nunca vi o Rio de Janeiro naquela situação. E escutando os comentários dos jornalistas, parei para pensar de quem seria a culpa por aquela situação.

Acho que a maioria vai querer me bater pelo que vou falar aqui, mas... Primeiro: o São Pedro não tem nada a ver com a parada... vamos tirá-lo da lista negra, tadinho...

Penso que a culpa é um pouco com o Governo (falo isso com relação à infra-estrutura - tem hífen??) e, principalmente, do povo. Isso mesmo, do povo! É muito fácil jogar a culpa no governo. Eu adoro fazer isso, mas tem hora que a gente também tem culpa no cartório...

Se o povo não jogasse lixo no chão, os bueiros não intupiriam. Eu sei que o volume de chuva foi altíssimo e não há galeria pluvial que dê conta de tanta água.... mas se as pessoas não jogassem lixo no chão, a tragédia seria menor.

Outra coisa: ocupação irregular de terreno. As pessoas não tem onde morar (e aí a culpa é do Governo) e saem contruindo casa em qualquer lugar. Os lugares "preferidos" são as encostas. Essa tal encosta é o pior lugar pra uma pessoa morar. O camarada constrói a casa dele SEM AUTORIZAÇÃO em local proibido e, na primeira chuva, a casa já está condenada. Aí você deve estar se perguntando: "se essas pessoas não construirem as casas nas encostas, vão morar onde?". Boa pergunta! Aí entra a parte do governo que deveria investir na construção de casas populares, programas de incentivo a contrução da casa própria, planejamento urbano e uma série de coisas que é de responsabilidade do governo. Mas como eles precisam roubar o dinheiro arrecadado, não sobra nada pra eles poderem trabalhar. Falta de vergonha na cara!

Sei que a situação é complicada. Não sou nehuma especialista no assunto e tenho plena consciência que o "buraco é mais embaixo". Mas penso que precisamos começar a pensar no coletivo.
JOGAR LIXO NO CHÃO É MUITA FALTA DE EDUCAÇÃO, SABIA?!?!
Começe a fazer a sua parte. Assim você ajudará muito!

Bjos...

2 comentários:

Anônimo disse...

Não dá mesmo pra ficar colocando o governo no banco do réu sozinho. A falta de educação, o desrespeito ao interesses coletivos são característica da nossa sociedade "cordial" (pra usar a famosa expressão de Sergio Buarque de Hollanda). O governo é só um reflexo dessa sociedade. Porém, mesmo que uma parcela da população seja parcialmente culpada pelas catástrofes que assolaram o estado do Rio, é preciso lembrar que EDUCAÇÃO é um DIREITO do povo e DEVER do Estado. Está na Constituição. Aliás, tem tanta coisa na Constituição, né...Ela mais parece uma obra de Realismo Fantástico. Nem o Gabriel Garcia Marquez faria algo tão impressionante! No mais, é prestar atenção nas eleições deste ano e esperar que algum dia isso se resolva. Entre inocentes e culpados, o que fica é a comoção e sofrimento das pessoas estampados na tela da TV e certeza de que ano que vem tem mais.

Henrique Teixeira disse...

Lourdes! Que bom que voltou a blogar! ^_^ Esqueci de te mandar o link de novo: draft.blogspot.com

Você entra normalmente mas consegue editar o esquema de cores, temas, etc... muito mais bonitos e com muitas opções! Se não conseguir a gente faz igual da outra vez... me passa a senha que EU escolho a cara do seu blogue! hehehe

Beijão!